Mundo

Ucrânia acusa Moscou de saquear casas vazias na cidade de Kherson

Ontem, autoridades da Rússia anunciaram o fim da retirada organizada de civis de Kherson

Kherson é uma das quatro regiões ucranianas anexadas ilegalmente pela Rússia em setembro - juntamente com Donetsk, Luhansk e Zaporizhzia (STRINGER/Getty Images)

Kherson é uma das quatro regiões ucranianas anexadas ilegalmente pela Rússia em setembro - juntamente com Donetsk, Luhansk e Zaporizhzia (STRINGER/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de novembro de 2022 às 09h53.

A Ucrânia acusou nesta segunda, 7, a Rússia de saquear casas vazias na cidade de Kherson, no sul do país, e ocupá-las com soldados em trajes, em preparação para os combates de rua cada vez mais próximos.

Ontem, autoridades da Rússia anunciaram o fim da retirada organizada de civis de Kherson e avisaram os que ficaram que, a partir de agora, terão de fugir por conta própria.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Kherson é uma das quatro regiões ucranianas anexadas ilegalmente pela Rússia em setembro - juntamente com Donetsk, Luhansk e Zaporizhzia, que correspondem a 18% do território da Ucrânia. Nas últimas semanas, no entanto, uma contraofensiva ucraniana vem reconquistando áreas ocupadas e ameaçando posições russas.

A região de Kherson é estratégica para o domínio da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. Sem a província, os russos dependeriam quase que exclusivamente da Ponte de Kerch para levar suprimentos à península.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Alemanha vê sinais de avanços na disputa comercial entre UE e EUA

Departamento de Justiça dos EUA alertou Trump sobre citação em arquivos de Epstein, diz jornal

Brasil entra formalmente em ação da ONU contra Israel por genocídio em Gaza

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns