Mundo

Ucrânia acusa de terrorismo soldados russos capturados

Na terça-feira, as autoridades ucranianas mostraram dois soldados russos supostamente capturados no leste separatista e posteriormente hospitalizados em Kiev

Homem que o serviço de segurança ucraniano alega ser um dos soldados capturados, em um leito do hospital militar de Kiev (Genya Savilov/AFP)

Homem que o serviço de segurança ucraniano alega ser um dos soldados capturados, em um leito do hospital militar de Kiev (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 10h25.

Kiev - Os serviços de segurança da Ucrânia anunciaram nesta quarta-feira a acusação por atividades terroristas de dois supostos soldados russos capturados no leste ucraniano.

"O capitão Erofeiev e o sargento Alexandrov foram acusados (...) de participar de atividades terroristas", escreveu este assessor dos serviços de segurança, Markian Lubkivski, no Facebook.

Na terça-feira, as autoridades ucranianas mostraram à imprensa dois soldados russos supostamente capturados no leste separatista e posteriormente hospitalizados em Kiev, para tentar demonstrar o envolvimento de Moscou no conflito.

Os dois homens foram apresentados pelo governo de Kiev como soldados das forças especiais, enquanto Moscou afirma que são ex-militares.

Vestidos com pijamas de cor marrom, o capitão Evgeni Erofeiev e o sargento Alexander Alexandrov estavam em quartos separados, onde foram visitados pelos meios de comunicação, ante a presença permanente dos serviços de segurança.

Segundo o exército ucraniano os dois homens, hospitalizados depois de terem sido feridos em combate, pertencem à "terceira brigada das forças especiais russas, com sede em Togliatti", 800 km a sudeste de Moscou.

O ministério russo da Defesa desmentiu em um comunicado estas afirmações e disse que os dois homens "já não formavam parte das forças armadas russas no momento de sua captura" no sábado, perto da localidade de Shchastia, uma cidade sob o controle das tropas ucranianas, não muito distante do reduto rebelde de Lugansk.

É a segunda vez que Kiev anuncia publicamente a captura de soldados russos. Em agosto, uma dezena de paraquedistas russos foram capturados no leste ucraniano. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou simplesmente que se perderam enquanto patrulhavam.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoAtaques terroristasÁsiaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo