Mundo

Na TV, Ciro Gomes responde acusações e defende irmão

Denúncia diz que Ciro e seu irmão, que é candidato à reeleição no governo do Ceará, teriam desviado R$ 300 mi dos cofres públicos

O deputado federal Ciro Gomes, do PSB de São Paulo (Arquivo)

O deputado federal Ciro Gomes, do PSB de São Paulo (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Fortaleza - O deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) usou hoje parte do horário eleitoral no rádio destinado ao irmão dele, Cid Gomes (PSB), que tenta reeleger-se governador do Ceará, para rebater críticas desferidas por adversários. "Isso é coisa de marginais de quinta categoria", disparou Ciro, referindo-se às denúncias feitas contra ele e o irmão, que foram publicadas pela revista Veja desta semana.

O conteúdo da reportagem denuncia um suposto envolvimento de Ciro e Cid em um esquema que teria desviado R$ 300 milhões dos cofres públicos. Os irmãos Gomes acusam aliados de Lúcio Alcântara, candidato ao governo pelo PR, de armarem denúncias contra eles.

No rádio, Ciro disse que a reportagem é uma "armação" e que "não merecia nem resposta". Ele destacou que em 32 anos de vida pública, nunca se envolveu "em falcatruas, sujeira ou corrupção". Alertou o eleitorado para que fique atento nesta reta final da campanha. E finalizou pedindo votos para Cid Gomes e para a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT).

Na reta da final da campanha, a disputa pelo governo cearense ganhou um tom bem mais acirrado com troca de acusações entre os dois principais candidatos: Cid Gomes e Lúcio Alcântara. Ontem à noite, durante debate promovido pela Rede TV!, os dois trocaram insultos. O clima esquentou quando Lúcio Alcântara perguntou quem pagou uma viagem de jatinho que Cid fez com a família aos Estados Unidos .

O vídeo com imagens da viagem foi parar na internet. Nele, Maria Célia, mulher de Cid, filma o grupo dentro de uma limusine, passeando por Nova York. "Muita boa a viagem. Gripe muita, compra muita, coisa boa. Só a family", diz Maria Célia. Em outro momento, o vídeo mostra a família dentro de um jatinho.

No debate da Rede TV!, Cid disse que não tinha nenhum respeito por Lúcio e o acusou de montar "um covil de ardilosos" para armar denúncias contra ele. Cid disse que nunca fez viagem usando dinheiro público e que nunca fez apropriação indébita. "Se estiver procurando isso, procure na sua casa, que vai ter mais facilidade", acrescentou.

Cid Gomes também acusou o setor jurídico do adversário de ligação com o advogado Paulo Goyaz, autor de outro vídeo, divulgado também nesta semana pela revista Época, na internet. Nele, o empresário Raimundo Morais Filho aparece revelando como funcionaria o suposto esquema de fraude em obras com recursos do Ministério da Integração Nacional, quando Ciro Gomes era ministro.

Leia mais notícias sobre Ciro Gomes

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEleiçõesEleições 2010EscândalosFraudesPolítica no BrasilRegião Nordeste

Mais de Mundo

Questionamentos na Justiça e suspense em tarifas são principais dúvidas no início do governo Trump

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse