Mundo

TV catalã não exibirá mensagem de Natal do Rei da Espanha

Atitude reforça o clamor popular pela separação da rica região localizada no nordeste do país


	O rei da Espanha, Juan Carlos: funcionários da emissora estatal farão greve por meia-hora nesta terça-feira, no momento exato em que está previsto o discurso do Rei
 (Allison Joyce/ Getty Images)

O rei da Espanha, Juan Carlos: funcionários da emissora estatal farão greve por meia-hora nesta terça-feira, no momento exato em que está previsto o discurso do Rei (Allison Joyce/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2013 às 12h14.

São Paulo - Os tradicionais votos de Feliz Natal do Rei da Espanha não serão transmitidos pela TV pública da Catalunha pela primeira vez desde que a monarquia foi instaurada, uma atitude que reforça o clamor popular pela separação da rica região localizada no nordeste do país.

Os funcionários da emissora farão greve por meia-hora nesta terça-feira, no momento exato em que está previsto o discurso do Rei. O motivo oficial é um protesto contra a redução de custos e terceirização de algumas produções, parte da disputa da região com o governo central em Madri.

Em meio à polêmica em torno da independência catalã, o Rei Juan Carlos segue sem tocar no assunto de seus discursos.

Por outro lado, o monarca vem tentando convocar os espanhóis a se unirem para, juntos, ajudarem o país a sair da crise econômica que assola a Europa há cinco anos --só na Espanha, uma a cada quatro pessoas estão desempregadas.

A emissora TV3 vai exibir reprises durante a greve e o discurso do Rei estará disponível mais tarde no website, disse uma porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsEspanhaNatalCatalunha

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA