Mundo

Turquia volta a bombardear curdos no norte do Iraque

Caças turcos sobrevoaram a cidade de Diyarbakir para bombardear a localidade de Hakurk, no Curdistão iraquiano

A guerrilha curda possui bases nas zonas montanhosas do norte do Iraque (SXC.Hu)

A guerrilha curda possui bases nas zonas montanhosas do norte do Iraque (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 21h53.

Ancara - Aviões militares turcos bombardearam uma zona no norte do Iraque em uma operação aérea contra o proscrito Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), denunciou nesta quarta-feira uma agência do Curdistão iraquiano.

Segundo a agência oficial da União Patriótica do Curdistão (PUK), que pertence ao presidente iraquiano, Jalal Talabani, vários caças turcos sobrevoaram a cidade de Diyarbakir para bombardear a localidade de Hakurk, no Curdistão iraquiano.

A agência pró-kurda ''Firat'', próxima ao PKK, confirmou que as regiões de Xinere e Lolan, ambas na localidade de Hakurk, sofreram bombardeios por volta das 8h15 (horário local).

A guerrilha curda possui bases nas zonas montanhosas do norte do Iraque e, nos últimos meses, aviões turcos realizaram várias incursões aéreas para bombardear estes refúgios, embora o site oficial das Forças Armadas turcas ainda não confirmou esta última operação.

Nesta quarta, o primeiro-ministro do Governo autônomo do Curdistão iraquiano, Nechirvan Barzani, chegará a Ancara para uma visita oficial de dois dias. Nesta, Berzani deverá se reunir com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan; o presidente, Abdullah Gül, e o ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu.

Segundo a agência semi-pública turca ''Anadolu'', as conversas devem se centrar na luta contra o terrorismo, termo habitualmente usado para se referir às atividades do PKK. O Partido de Trabalhadores do Curdistão é considerado uma organização terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasIraqueTurquia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia