Mundo

Turquia testa túnel ferroviário submarino Ásia-Europa

túnel de 13,6 km passa debaixo do Estreito de Bósforo da Turquia, canal de navegação que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro


	Tayyip Erdogan propôs vários projetos importantes para Istambul: Marmaray está programado para abrir ao público em 29 de outubro, aniversário da fundação da Turquia moderna
 (Oli Scarff/Getty Images)

Tayyip Erdogan propôs vários projetos importantes para Istambul: Marmaray está programado para abrir ao público em 29 de outubro, aniversário da fundação da Turquia moderna (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 14h26.

Istambul - A Turquia concluiu com êxito o teste de um túnel ferroviário sob o estreito entre os lados europeu e asiático de Istambul, o primeiro de vários megaprojetos planejados na maior cidade do país a ver a luz do dia.

O túnel de 13,6 km, incluindo um túnel imerso de 1,4 km - o mais fundo do tipo no mundo, a 56 metros - passa debaixo do Estreito de Bósforo da Turquia, o movimentado canal de navegação que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro.

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, que no domingo embarcou no primeiro trem a atravessar o túnel, disse que o projeto tinha 150 anos e, ao ligar "Londres a Pequim", servia não apenas aos de Istambul e Turquia.

O túnel faz parte do projeto maior "Marmaray" de 5 bilhões de dólares, que também inclui uma revitalização das linhas férreas urbanas existentes para criar uma linha de 76 Km que, segundo o governo, irá transportar 1,5 milhão de pessoas por dia através dos dois lados da cidade.

A construção do túnel começou em 2004 e foi feita por um consórcio japonês-turco, com fundos vindo do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Europeu de Investimento (EIB).

O Marmaray, que tem sido assolado por atrasos, está programado para abrir ao público em 29 de outubro, o aniversário da fundação da Turquia moderna, tornando-o o primeiro dos megaprojetos de Istambul a ser completado.

Erdogan propôs vários projetos de construção importantes para Istambul, alguns enfrentando uma dura oposição pública, incluindo um canal paralelo ao Bósforo para aliviar o tráfego marítimo, um dos maiores aeroportos do mundo, uma terceira ponte atravessando o Bósforo e uma grande mesquita com vista para a cidade.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOceanosTransportesTrensTurquia

Mais de Mundo

Comissão de investigação civil culpa Netanyahu por ignorar indícios de ataques de 7 de outubro

Grupos armados bloqueiam distribuição de ajuda humanitária em Gaza

Assembleia da França decide sobre acordo UE-Mercosul nesta terça em meio a protestos

Israel se pronuncia sobre acordo de cessar-fogo com o Hezbollah