Mundo

Turquia romperá relações com Israel por conta do ataque à frota

Istambul - A Turquia ameaçou cortar suas relações diplomáticas com Israel se seu Governo não pedir desculpas ou aceitar uma investigação internacional sobre o ataque à frota humanitária que se dirigia para a Faixa de Gaza no qual morreram nove pessoas pelas mãos de comandos israelenses, de acordo com o ministro de Assuntos Exteriores, Ahmet […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 19h39.

Istambul - A Turquia ameaçou cortar suas relações diplomáticas com Israel se seu Governo não pedir desculpas ou aceitar uma investigação internacional sobre o ataque à frota humanitária que se dirigia para a Faixa de Gaza no qual morreram nove pessoas pelas mãos de comandos israelenses, de acordo com o ministro de Assuntos Exteriores, Ahmet Davutoglu, em declarações à imprensa turca.

"Se pedirem perdão como resultado de suas próprias investigações (a única que Israel aceitou realizar), isso também vale", acrescentou o chefe da diplomacia turca.

Este novo aviso da Turquia chega há apenas alguns dias depois da reunião secreta em Bruxelas entre Davutoglu e o ministro do Comércio israelense, o trabalhista Binyamin Ben-Eliezer, para tentar acalmar os ânimos entre dois tradicionais aliados no Oriente Médio.

Por causa do ataque israelense à frota em 31 de maio, a Turquia rebaixou para o mínimo as relações com Israel, cancelando manobras militares conjuntas e fechando seu espaço aéreo aos voos militares do Exército israelense.

O ministro turco também assegurou que "se (Israel) não der os passos adequados, o processo de isolamento continuará" e se poderia fechar o espaço aéreo turco aos voos civis israelenses.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConflito árabe-israelenseDiplomaciaEuropaIsraelOriente MédioTurquia

Mais de Mundo

A nova fase da guerra e a possível volta do horário de verão: o que você precisa saber hoje

Israel intensifica bombardeios no Líbano e guerra pode chegar a nova fase

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?