Ofensiva do exército do presidente Bashar al-Assad está provocando uma onda de migrações de sírios para a Turquia (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de junho de 2011 às 05h59.
Ancara - Cerca de 2.700 refugiados sírios já se encontram na Turquia perante o começo, nesta sexta-feira, de uma grande ofensiva do Exército da Síria na cidade de Yisr al Shagur, perto da fronteira turca, indicaram fontes da ONU em Ancara.
Segundo o escritório turco do Alto Comissariado para Refugiados da ONU (Acnur), só nas últimas 24 horas chegaram ao sul da Turquia 1.570 sírios fugindo de represálias do Exército.
Estes se uniram a outros 1.200 refugiados, entre eles muitas crianças, que haviam chegado em dias e semanas anteriores.
Metin Corabatir, porta-voz do Acnur em Ancara, disse à Agência Efe que a ONU está seguindo de perto os eventos e que está preocupada, já que a situação pode piorar.
"Estamos prontos para ajudar o Governo turco com todos os meios disponíveis, se for requerido", manifestou Corabatir.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na noite de quinta-feira em entrevista transmitida pelas emissoras de televisão que os próximos dois dias serão "críticos", insinuando que a Turquia pode ter de acolher muitos outros sírios.
O acampamento construído para os refugiados sírios na cidade fronteiriça de Yayladagi já estava lotado ontem, pelo que se está preparando a construção de um novo para possíveis novas chegadas.