Mundo

Turquia propõe cooperação com a Rússia em luta contra EI

Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave russa na semana passada


	Turquia: "Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo"
 (Osman Orsal / Reuters)

Turquia: "Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo" (Osman Orsal / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 08h21.

Ancara/Moscou- A Turquia propôs cooperar com Moscou para combater o Estado Islâmico na Síria, dando a entender que pode disponibilizar sua Base Aérea de Incirlik para a Rússia, comentários que enfatizam uma retomada dos laços afetados no ano passado, quando a Turquia abateu um avião de guerra russo.

Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave na semana passada, na qual o piloto morreu, perto da fronteira síria.

A Rússia havia rompido virtualmente todos os laços econômicos e proibido turistas de visitarem estâncias turcas.

"Iremos cooperar com todos contra o Daesh (acrônimo árabe para o Estado Islâmico). Estamos fazendo isso já há algum tempo, e abrimos a Base Aérea de Incirlik para aqueles que quiserem se unir à luta ativa contra o Daesh", disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, em entrevista à rede de televisão estatal TRT Haber no domingo.

"Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo."

O Kremlin descreveu a indicação de que a Turquia poderia abrir a base de Incirlik como uma "declaração séria", embora tenha dito que ainda não fez nenhum contato com Ancara a respeito do assunto.

Embora tanto Turquia quanto Rússia reconheçam a ameaça do Estado Islâmico, os dois países estão em lados opostos do conflito na Síria, o que provoca dúvidas sobre a viabilidade do uso russo de Incirlik. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaRússiaTurquia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia