Mundo

Turquia pode iniciar vacinação com CoronaVac neste mês

O ministro da saúde da Turquia disse que os suprimentos da vacina CoronaVac devem chegar no país no dia 11 de dezembro

Turquia: Em novembro, a Turquia assinou um contrato para comprar 50 milhões de doses da CoronaVac, a serem entregues em lotes entre dezembro e fevereiro (Thomas Peter/Reuters Brazil)

Turquia: Em novembro, a Turquia assinou um contrato para comprar 50 milhões de doses da CoronaVac, a serem entregues em lotes entre dezembro e fevereiro (Thomas Peter/Reuters Brazil)

R

Reuters

Publicado em 8 de dezembro de 2020 às 12h29.

Última atualização em 8 de dezembro de 2020 às 14h41.

A Turquia pode começar a aplicar a vacina contra covid-19 da chinesa Sinovac até o final deste mês depois que a análise de um licenciamento doméstico for concluída, disse o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, nesta terça-feira, segundo citação do jornal Sozcu.

Koca disse que os suprimentos da vacina CoronaVac chegarão no dia 11 de dezembro. A vacina, que passa por testes de estágio avançado na Turquia e em outros países, entre eles o Brasil, precisa de mais duas semanas de testes e análise, disse o jornal.

Em novembro, a Turquia assinou um contrato para comprar 50 milhões de doses da CoronaVac, a serem entregues em lotes entre dezembro e fevereiro.

Resultados de testes preliminares anunciados no mês passado mostraram que a vacina desencadeou uma reação imunológica rápida, mas que o nível de anticorpos produzidos foi mais baixo do que em pessoas que se recuperaram do vírus.

No Brasil, onde a CoronaVac também passa por testes de estágio avançado, o Instituto Butantan de São Paulo disse na semana passada que espera os resultados iniciais de eficácia da vacina nos testes de Fase 3 até o dia 15 deste mês.

Koca disse que a Turquia, que tem uma população de 83 milhões de habitantes, queria comprar mais vacinas da China, mas não conseguiu, e que por isso está cogitando a Rússia e outros fornecedores possíveis para preencher a lacuna até a produção doméstica suprir a demanda.

 

 

Acompanhe tudo sobre:TurquiaCoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC