Mundo

Turquia negocia com Hamas para acolher 40 palestinos libertados por Israel

As negociações foram lideradas pelos serviços secretos turcos e pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda não foram finalizadas

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia (Burak Kara/Getty Images)

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia (Burak Kara/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 06h10.

Istambul - A Turquia negocia com o Hamas para acolher cerca de 40 dos presos palestinos que serão libertados a partir desta terça-feira por Israel na troca pelo soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado em 2006 por este grupo islamita que controla a Faixa de Gaza.

As negociações foram lideradas pelos serviços secretos turcos e pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda não foram finalizadas, pelo que existe 'uma pequena possibilidade' de que nenhum preso palestino seja amparado pela Turquia, segundo uma fonte diplomática turca citada pelo rotativo Hürriyet Daily News.

A imprensa local indica que, uma vez que o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tenha dado seu sinal verde, os presos palestinos poderiam começar a chegar em poucos dias.

Outra das questões negociadas é a duração do 'exílio' destes palestinos na Turquia, que, de acordo com o diário 'HaberTürk', equivaleria ao número de anos que restaria para completar suas penas em Israel, o que representa um problema para aqueles que acumulam várias cadeias perpétuas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaIsraelPalestinaTurquia

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô