Mundo

Turquia: mundo não faz o suficiente para conter crise síria

O chefe de Estado ressaltou que a Turquia faz "todo o possível para aliviar o sofrimento do povo sírio", hospedando em seu território cerca de 23.000 refugiados da Síria

Os cerca de 270 observadores da ONU têm sido incapazes de impor a trégua solicitada pelo plano de paz de Annan, diariamente violada desde 12 de abril (AFP)

Os cerca de 270 observadores da ONU têm sido incapazes de impor a trégua solicitada pelo plano de paz de Annan, diariamente violada desde 12 de abril (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 16h26.

Chicago - O presidente turco, Abdullah Gul, afirmou nesta terça-feira que os esforços da comunidade internacional para enfrentar a crise síria são insuficientes.

"Até agora, a comunidade internacional tem se mostrado fraca em seus esforços para enfrentar a crise" na Síria, iniciada em março de 2011, declarou Gul durante um discurso em Chicago, no dia seguinte à cúpula da Otan.

O chefe de Estado ressaltou que a Turquia faz "todo o possível para aliviar o sofrimento do povo sírio", hospedando em seu território cerca de 23.000 refugiados da Síria, assim como membros da oposição política e líderes rebeldes armados, em sua maioria desertores das forças regulares do país.

A violência já custou mais de 12.000 vidas desde o início de uma revolta popular sem precedentes reprimida pelo regime de Bashar al-Assad, em 15 de março de 2011.

O presidente pediu à comunidade internacional apoio às aspirações democráticas dos sírios e afirmou que o plano de paz do emissário internacional Kofi Annan "pode ser a última chance para uma transição ordenada na Síria".

Os cerca de 270 observadores da ONU têm sido incapazes de impor a trégua solicitada pelo plano de paz de Annan, diariamente violada desde 12 de abril.

O plano aprovado pelo Conselho de Segurança havia sido aceito pelo governo sírio, que se recusou a reconhecer a onda de contestação, garantindo que combate "terroristas armados".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDitaduraEuropaOriente MédioPrimavera árabeSíriaTurquia

Mais de Mundo

Brasil sobe em ranking global de piores burocacias; veja lista

Órgão eleitoral anuncia que chavismo obteve 83,42% dos votos nas eleições da Venezuela

Texas aprova projeto de lei que obriga exibição dos Dez Mandamentos nas salas de aula

Deputados aprovam, em 1ª votação, legalização da morte assistida na França