Mundo

Turquia multa os Simpsons por debochar de Deus

O governo turco multou o canal de TV turco CNBC-E por exibir um episódio da série animada que mostra Deus servindo uma xícara de café a Satã


	Matt Groening, o criador dos Simpsons: na história, Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo
 (Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP)

Matt Groening, o criador dos Simpsons: na história, Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo (Alberto E. Rodriguez/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 10h15.

Ancara - O Alto Conselho do Audiovisual (RTUK) turco aplicou uma multa de 22.600 euros ao canal de televisão turco CNBC-E por ter exibido um episódio da série animada "Os Simpsons" em que Deus aparece servindo uma xícara de café a Satã, informou a imprensa local.

O RTUK justificou sua decisão alegando que o episódio "debocha de Deus". Na história, Deus também encoraja os jovens a consumir álcool por ocasião do Ano Novo e a morte é incentivada por "ordem divina", segundo o jornal Hurriyet.

"A Bíblia é publicamente queimada e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos", denuciam as autoridades citadas pelo jornal.

A AFP não conseguiu contatar o RTUK para comentar esta decisão.

No passado, o RTURK já tomou outras decisões controvertidas, como condenar outro canal de televisão que mostrou o capitão Haddock, um dos principais personagens do desenho Tintin, fumando um cachimbo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaProgramas de TVReligiãoSériesTurquiaTV

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta