Mundo

Turquia mostra gabinete; equipe econômica principal continua

Ahmet Davutoglu anunciou um novo gabinete de governo nesta sexta-feira, mantendo no lugar os principais integrantes da equipe econômica

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 08h20.

Ancara - O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, anunciou um novo gabinete de governo nesta sexta-feira, mantendo no lugar os principais integrantes da equipe econômica e indicando para ministro das Relações Exteriores o encarregado dos assuntos da Turquia com a União Europeia.</p>

O diplomata de carreira Mevlut Cavusoglu, que está deixando o posto de ministro de Assuntos da UE, se tornou chanceler, no lugar de Davutoglu. Yalcin Akdogan, um assessor do novo presidente, Tayyip Erdogan, foi nomeado vice-primeiro-ministro, como também Numan Kurtulmus, que é vice-presidente do governista partido AK.

Mantiveram seus postos o vice-primeiro-ministro Ali Babacan, que era o responsável pelos assuntos econômicos no último gabinete, o ministro das Finanças, Mehmet Smisek, o ministro da Economia, Nihat Zeybecki, e o ministro da Energia, Taner Yildiz.

O novo governo assume o poder em um momento desafiador para a Turquia, já que o crescimento econômico um dos pilares em que se assenta a popularidade do partido AK - desacelerou, e o mapa do Oriente Médio, no entorno do país, está sendo rapidamente redesenhado. O avanço dos insurgentes do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, na fronteira sul da Turquia, representa uma grande ameaça à segurança do país.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticaTurquia

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca