Mundo

Turquia gastou mais de US$ 9 bi com refugiados, diz Erdogan

"A Turquia abriu suas portas, sem nenhuma distinção, a mais de 2,5 milhões de refugiados" disse o presidente


	O premier turco, Recep Erdogan: "a Turquia abriu suas portas, sem nenhuma distinção, a mais de 2,5 milhões de refugiados sírios e iraquianos"
 (Adem Altan/AFP)

O premier turco, Recep Erdogan: "a Turquia abriu suas portas, sem nenhuma distinção, a mais de 2,5 milhões de refugiados sírios e iraquianos" (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 15h58.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, durante sua visita ao Chile, que seu país já gastou mais de nove bilhões de dólares na atenção a mais de 2,5 milhões de refugiados sírios e iraquianos, em meio à crise humanitária que vivem essas nações.

"A Turquia abriu suas portas, sem nenhuma distinção, a mais de 2,5 milhões de refugiados sírios e iraquianos e, até agora, os gastos que realizamos superaram os nove milhões de dólares", disse Erdogan, depois de se reunir com a presidente chilena Michelle Bachelet, na primeira visita de um presidente turco ao Chile nos últimos 21 anos.

Erdogan afirmou que, em meio à crise de refugiados que a Síria e Iraque estão vivendo, a Turquia também vive a situação "em primeira pessoa", tornando-se uma verdadeira plataforma de saída para os imigrantes que tentam chegar à Europa, fugindo da guerra, da pobreza e das perseguições.

"Todos estes dramas de refugiados que vemos na televisão, estes corpos de pessoas que faleceram são o símbolo de todo este conflito", afirmou o presidente turco.

"Quero valorizar o papel da Turquia frente à enorme crise humanitária que o mundo enfrenta hoje. A Turquia é um ator-chave ao ser o principal canal de recepção de refugiados sírios", manifestou a presidente Bachelet.

Erdogan iniciou, no Chile, seu tour pelos países da América Latina, que o levará, na terça-feira, ao Peru e, dois dias depois, ao Equador, país em que encerrará sua visita à região.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), até o dia 28 de janeiro, 55.529 pessoas haviam chegado à Europa pelo Mediterrâneo, uma média de dois mil imigrantes por dia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioDólarEuropaMoedasPolíticosTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado