Mundo

Turquia é pressionada a conter fluxo de imigrantes

A Europa vem pressionando o presidente turco há mais de um ano a fazer mais para impedir a saída de imigrantes de seu território


	Angela Merkel e François Hollande: os líderes pressionaram o presidente turco a impedir a saída de imigrantes de seu território
 (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Angela Merkel e François Hollande: os líderes pressionaram o presidente turco a impedir a saída de imigrantes de seu território (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2016 às 17h02.

Paris - Líderes da França e da Alemanha afirmaram nesta sexta-feira que a Turquia deve fazer mais para conter o fluxo de imigrantes que chegam à Europa.

Em encontro no Palácio do Eliseu, o presidente François Hollande e a chanceler Angela Merkel apararam as arestas e combinaram uma posição conjunta para a cúpula dos líderes europeus com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, que acontece na segunda-feira, em Bruxelas.

A Europa vem pressionando Ancara há mais de um ano a fazer mais para impedir a saída de imigrantes do território turco, mas os resultados são considerados insatisfatórios até o momento.

"Precisamos ter certeza de que as promessas feitas serão respeitadas", disse Hollande após o encontro. "Isso significa maior cooperação com a Turquia para assegurar que as fronteiras sejam bem controladas."

Os dois líderes tentam mostrar novamente uma posição única para responder a uma crise que novamente ameaça a unidade europeia, situação parecida com a que foi vivida em meados do ano passado, quando a negociação da dívida da Grécia ameaçou a continuidade do bloco.

Desta vez, a União Europeia está ameaçada pelo fechamento das fronteiras pelos países que estão na rota entre a Grécia, ponto de chegada da maioria dos refugiados, até a Alemanha e outros países.

O controle de fronteiras ameaça o tratado de Schengen, que permite livre passagem entre os países, e é uma das bases do bloco.

"A França e a Alemanha estão de acordo que as fronteiras externas da Europa precisam ser protegidas para assegurar a liberdade de movimento dentro da zona Schenghen", disse Merkel.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaImigraçãoTurquia

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos