Mundo

Turquia diz ter cumprido critérios para dispensa de vistos

Volkan Bozkir afirmou que Ancara não irá alterar suas leis antiterrorismo – uma exigência de Bruxelas que ele disse não ter sido mencionada anteriormente


	Turquia: Ancara vem dizendo reiteradamente que, sem a dispensa de vistos, não haverá acordo imigratório
 (Osman Orsal / Reuters)

Turquia: Ancara vem dizendo reiteradamente que, sem a dispensa de vistos, não haverá acordo imigratório (Osman Orsal / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2016 às 09h10.

Ancara - A Turquia cumpriu os critérios para a dispensa de vistos de viagem para a Europa, disse o ministro turco de Assuntos da União Europeia nesta quinta-feira, acrescentando que adiar o acordo sem motivo seria inaceitável, comentários que podem ameaçar um pacto mais abrangente sobre os imigrantes.

Volkan Bozkir afirmou que Ancara não irá alterar suas leis antiterrorismo – uma exigência de Bruxelas que ele disse não ter sido mencionada anteriormente.

"Queremos que o processo continue, mas seria inaceitável para a Turquia caso seja adiado de uma maneira injusta", disse Bozkir em uma coletiva de imprensa em Estrasburgo transmitida ao vivo na TV turca.

Ancara vem dizendo reiteradamente que, sem a dispensa de vistos, não haverá acordo imigratório.

O pacto entre a UE e a Turquia, que inclui medidas de segurança adicionais, dinheiro para ajudar os postulantes a asilo em solo turco e a polêmica devolução de imigrantes saídos das ilhas gregas, tem por meta deter os ingressos irregulares na Europa.

Embora desesperada para que o acordo surta efeito, Bruxelas insiste que a Turquia adote mudanças adicionais para cumprir os 72 critérios acordados para a liberação de vistos, incluindo uma definição legal de terrorismo mais precisa.

A UE e grupos de direitos humanos vêm acusando a Turquia de usar a amplitude da lei para sufocar a dissidência no país, enquanto Ancara afirma que ela é necessária para combater militantes curdos e ameaças do Estado Islâmico nos vizinhos Iraque e Síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular