Mundo

Turquia diz que UE ainda não cumpriu acordo sobre imigrantes

União Europeia ainda precisa enviar os fundos para ajudar a Turquia a melhorar as condições para cerca de 3 milhões de refugiados sírios que vivem no país

Refugiados na Turquia: Fundos da UE devem ajudar a melhorar suas condições de vida (REUTERS/Umit Bektas)

Refugiados na Turquia: Fundos da UE devem ajudar a melhorar suas condições de vida (REUTERS/Umit Bektas)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2016 às 13h08.

Milão - O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, pediu à União Europeia que cumpra as promessas feitas como parte de um acordo para conter o fluxo de imigrantes e refugiados que chegam à Europa. Yildirim disse neste sábado que a UE ainda precisa enviar os fundos para ajudar a Turquia a melhorar as condições para cerca de 3 milhões de refugiados sírios que vivem no país.

Além disso, o premiê cobrou que a UE permita que os cidadãos turcos possam viajar para os países da UE sem visto, como estava estipulado no acordo. Em Istambul, a autoridade disse que "não era justo" esperar que a Turquia implemente sua parte no acordo sem dar as contrapartidas previstas.

Os planos para afrouxar a restrição a vistos de cidadãos turcos enfrentaram problemas após a recusa da Turquia em alterar suas leis de combate ao terrorismo. "Não pode ser apenas 'eu', 'eu' todo o tempo", disse Yildirim. "É preciso ser mais equilibrado", comentou ele sobre a relação com o bloco europeu. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRefugiadosTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil

Xi Jinping defende ações da china para desenvolvimento sustentável no G20