Mundo

Turquia diz que tem direito de proteger seu espaço aéreo

Em outubro, Turquia e Rússia já tiveram atritos pela entrada de caças russos no espaço turco desde a Síria


	Caça russo: "Hoje, quando há aviões que seguem violando o espaço aéreo turco, é preciso considerar a reação de nossas forças armadas"
 (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

Caça russo: "Hoje, quando há aviões que seguem violando o espaço aéreo turco, é preciso considerar a reação de nossas forças armadas" (Ministério da Defesa da Rússia/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2015 às 12h34.

Ancara - O governo da Turquia afirmou nesta terça-feira que tem o direito de se proteger contra quem violar as fronteiras do país, depois de ter abatido um avião militar russo perto da divisa do país com a Síria.

"Todos devem saber que tomaremos todas as medidas se alguém violar nossas fronteiras aéreas e terrestres apesar de nossas reiteradas advertências, como sublinhamos mais uma vez no último domingo", disse o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, se referindo a uma cúpula de segurança realizada pelo governo.

"Hoje, quando há aviões que seguem violando o espaço aéreo turco, é preciso considerar a reação de nossas forças armadas. Não temos interesse no território de outro país", completou Davutoglu, que evitou citar explicitamente o incidente com o bombardeiro russo.

Em outubro, Turquia e Rússia já tiveram atritos pela entrada de caças russos no espaço turco desde a Síria, algo que o Kremlin admitiu e atribuiu a um erro causado pelo mau tempo.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocou hoje o conselheiro chefe da embaixada russa em Ancara, Sergey Panov, porque o embaixador, Andrei Karlov, está em Istambul, para preparar a visita do ministro do chanceler russo, Sergei Lavrov, ao país.

A viagem de Lavrov, porém, foi cancelada após o incidente de hoje.

Dois caças F-16 turcos derrubaram hoje um bombardeiro russo Su-24 na fronteira sírio-turca por ter violado o espaço aéreo da Turquia, fato negado por Moscou.

De acordo com um comunicado divulgado pela cúpula militar da Turquia, o avião russo teria invadido o espaço aéreo do país em Yaylagad, no sul da província de Hatay, apesar de dez advertências enviadas pela aviação turca em um período de cinco minutos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaEuropaRússiaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Maduro pede que aliados que não aceitem eletrônicos de presente após explosão de pagers no Líbano

Número de mortos em ataque de Israel ao Líbano sobe para 31

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado