Mundo

Turquia detém 45 supostos simpatizantes estrangeiros do EI

Segundo a emissora, NTV, a polícia revistou 12 domicílios em sete distritos de Istambul em uma batida simultânea e deteve os suspeitos

Polícia da Turquia: não foram reveladas as nacionalidades dos detidos, que ainda estão sendo interrogados (Marko Djurica/Reuters/Reuters)

Polícia da Turquia: não foram reveladas as nacionalidades dos detidos, que ainda estão sendo interrogados (Marko Djurica/Reuters/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 10h20.

Ancara - Unidades antiterroristas da polícia turca detiveram nesta quinta-feira em Istambul 45 pessoas de nacionalidade estrangeira, suspeitas de serem simpatizantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

A polícia revistou 12 domicílios em sete distritos da cidade em uma batida simultânea e deteve os suspeitos, informa a emissora "NTV".

Trata-se de pessoas identificadas como "combatentes estrangeiros", ou seja, candidatos a jihadistas com a intenção de combater nas fileiras do grupo armado na Síria, porém alguns também eram ativos no envio dos voluntários a este país.

Não foram reveladas as nacionalidades dos detidos, que ainda estão sendo interrogados.

Quando trata-se de meros aspirantes a combatentes, sem uma função significativa na organização, a Turquia costuma simplesmente deportar os detidos.

Na terça-feira, a polícia deteve no aeroporto de Sabiha Gökçen em Istambul um casal francês com três crianças, que tentava pegar um voo a França, supostamente após ter passado muitos meses em um acampamento do EI na Síria.

A França tinha alertado em março às autoridades turcas e estas verificaram a identidade dos suspeitos quando estes tentavam tomar um voo para voltar ao país, após ter entrado na Turquia de forma clandestina desde a Síria, informa o jornal "Milliyet".

O Governo turco iniciou o processo para deportar o casal para França, acrescenta o citado jornal.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoTurquiaPrisões

Mais de Mundo

China questiona barreiras a produtos e adia repasse a Fundo de Florestas

Governo Trump diz ao Congresso que não há plano de ataque contra Venezuela

Após agressão, presidente do México cria plano nacional contra abuso sexual

Autoridades portuguesas interceptam submarino com 1,7 tonelada de cocaína