Mundo

Turquia desocupa 3 povoados fronteiriços

Vários veículos militares percorreram ontem à noite o povoado de Mursitpinar, na província de Sanliurfa, removendo e pedindo aos moradores abandonar a cidade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 20h32.

Ancara - As autoridades turcas desocuparam cerca de mil habitantes de três aldeias situadas na fronteira com a Síria diante do temor de que os intensos combates registrados do lado sírio possam causar vitimas na Turquia.

Vários veículos militares percorreram ontem à noite o povoado de Mursitpinar, na província de Sanliurfa, removendo e pedindo aos moradores abandonar a cidade, informou nesta quarta-feira a emissora ''CNNTürk'', que ressaltou que as patrulhas também removeram os morados das aldeias de Kendircik e Gülebale.

Os povoados desabrigados se encontram próximo à cidade síria de Ain al Arab, que foi cercada pelas forças de segurança da Turquia com blindados, armas de longo alcance e maquinários.

As autoridades turcas tomaram estas medidas após a notícia de que um grupo da oposição síria estava preparando uma ofensiva em Ain al Arab, informou a emissora cadeia.

A cidade de Ain Al Arab é palco de fortes combates entre as tropas regulares e os rebeldes do Exército Sírio Livre (ESL), assim como a cidade de Ras Al Ain, que fica proxima à cidade turca de Ceylanpinar, onde vários habitantes já foram feridos por balas perdidas e impactos de estilhaços.

As tropas turcas escavaram trincheiras para tomar posições na fronteira e, segundo a emissora ''NTV'', o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, já deu sinal verde para disparar contra as aeronaves sírias que entrarem em território turco.

No entanto, hoje mesmo, um avião sírio bombardeou várias posições opositoras a poucas centenas de metros da fronteira turca.

A agência turca ''Dogan'' também divulgou vídeos filmados por sírios que conseguiram escapar de Ras al Ain, os quais mostram massacres supostamente articulados por milícias do ESL. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrises em empresasEuropaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos