Mundo

Turquia coloca missões em alerta após mortes em Paris

País pediu que as autoridades franceses reforcem a segurança ao redor das representações turcas após assassinato de três ativistas curdos


	Retrato da ativista do PKK Sakine Cansiz é visto no centro cultural Curdo de Paris: Sakine e mais duas outras ativistas foram encontradas mortas nesta quinta-feira
 (Charles Platiau/Reuters)

Retrato da ativista do PKK Sakine Cansiz é visto no centro cultural Curdo de Paris: Sakine e mais duas outras ativistas foram encontradas mortas nesta quinta-feira (Charles Platiau/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 09h07.

Istambul - A Turquia colocou suas missões diplomáticas na Europa em alerta e pediu que as autoridades franceses reforcem a segurança ao redor das representações turcas, após a morte em Paris de três ativistas curdos, informou uma autoridade turca nesta sexta-feira.

"Pedimos às autoridades francesas para aumentarem o nível da segurança ao redor dos nossos interesses e representações na França, para prevenir qualquer tipo de incidente", disse a autoridade.

"Também alertamos nossas missões, principalmente na Europa e claro na França, para ficarem alertas." Sakine Cansiz, fundadora do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e dois outros ativistas foram encontrados mortos com tiros na cabeça na quinta-feira, em um ataque que manchou os esforços iniciais de paz entre o governo turco e a guerrilha.

O partido turco Paz e Democracia, pró-Curdistão, condenou as mortes na quinta-feira e pediu aos curdos "onde quer que estejam" que protestassem. Há uma grande quantidade de curdos espalhados pela Europa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaTurquia

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique