Mundo

Turquia bloqueia acesso à enciclopédia virtual Wikipedia

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipedia em todos os idiomas em que está disponível

 (Carry Bass/Flickr/Flickr)

(Carry Bass/Flickr/Flickr)

E

EFE

Publicado em 29 de abril de 2017 às 10h08.

Ancara (EFE) - As autoridades da Turquia bloquearam neste sábado o acesso à enciclopédia virtual Wikipedia em todos os seus idiomas alegando "considerações legais", mas sem esclarecer os motivos que levaram a esta medida.

"Após uma análise técnica e as considerações legais baseadas na lei 5651 (que regulamenta os conteúdos e a criminalidade na internet), foi tomada uma medida administrativa para o site wikipedia.org", anunciou em um comunicado a Autoridade de Informação e Comunicação da Turquia (BTK, sigla em curdo).

De acordo com a lei, a BTK deve solicitar a um tribunal que confirme a proibição de acesso até 24 horas depois de aplicar a medida.

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipedia em todos os idiomas em que está disponível.

"A perda de acesso corresponde aos filtros de internet utilizados para censurar o conteúdo no país", assegurou em uma nota o Turkey Blocks, um grupo que se dedica a monitorar as restrições ao uso da internet na Turquia.

Vários jornais afirmaram que o governo turco pediu que a enciclopédia virtual retirasse artigos que considerava que faziam apologia ao terrorismo, mas a Wikipedia se negou a fazê-lo.

A Turquia já bloqueou no passado o acesso a redes sociais como Twitter e Youtube.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaWikipedia

Mais de Mundo

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA

Congresso dos EUA convoca diretores de Discord, Twitch e Reddit após assassinato de Kirk