Mundo

Turquia afirma direito de se armar frente à ameaça síria

O país tem conversado com a Otan para um eventual uso em seu território de baterias de mísseis terra-ar e de antimísseis Patriot


	O presidente turco Abdulá Gül: "nada mais natural que tomemos todas as medidas necessárias para nossa própria defesa"
 (Adem Altan/AFP)

O presidente turco Abdulá Gül: "nada mais natural que tomemos todas as medidas necessárias para nossa própria defesa" (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 10h24.

Ancara - A Turquia se reserva o direito de se equipar com todo tipo de armamento para se defender frente a qualquer ameaça síria, afirmou na quinta-feira o presidente turco Abdulá Gül.

Gül fez essas declarações após ser interrogado pela imprensa sobre as conversas entre Turquia e Otan para um eventual uso em seu território de baterias de mísseis terra-ar e de antimísseis Patriot, no caso de uma intensificação do conflito na Síria.

"Há discussões (...) sobre o uso dos Patriots na Otan. Nada mais natural que tomemos todas as medidas necessárias para nossa própria defesa", disse o chefe de estado em declaração à televisão durante uma viagem na cidade de Cankiri (centro)

Gül negou o desejo da Turquia "de entrar em guerra com a Síria" porém advertiu o país vizinho sobre qualquer atitude "insensata" contra o território turco.

As conversas entre Turquia e aliados da Otan sobre um eventual uso de mísseis antimísseis Patriot foram reveladas na quarta-feira pelo chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, durante viagem à Bruxelas.

"Se conversa sobre tudo", indicou o ministro turco, citado pela agência Anatolia.

Nos últimos meses, a Turquia reforçou seu dispositivo militar na fronteira síria mandando blindados e mísseis antiaéreos de curto alcance.

O conflito entre o exército e os rebeldes na Síria deu lugar a disparos de morteiros sírios em direção ao território turco, um dos quais provocou a morte de cinco pessoas num povoado turco no dia 3 do Outubro.

Desde então, a artilharia turca vem revidando sistematicamente cada obus que cae em território turco.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanSíriaTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado