Mundo

Túnel que liga Europa e Ásia apresenta falha

O tráfego de passageiros foi paralisado, após um blecaute que obrigou os passageiros de um comboio a abandonar os vagões e percorrer o túnel a pé


	Engenheiro dentro do metrô Marmaray, que liga Ásia e Europa pelo Estreito de Bósforo: trens têm capacidade para transportar até um milhão de passageiros por dia
 (Murad Sezer/Reuters)

Engenheiro dentro do metrô Marmaray, que liga Ásia e Europa pelo Estreito de Bósforo: trens têm capacidade para transportar até um milhão de passageiros por dia (Murad Sezer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 11h21.

Istambul - Um dia depois de sua inauguração oficial em Istambul, na Turquia, o túnel ferroviário que liga Europa e Ásia sob o Estreito de Bósforo registrou sua primeira avaria, ao ter a provisão elétrica brevemente interrompida.

Segundo a imprensa local, o tráfego de passageiros foi paralisado por volta das 08h15 locais, após um blecaute que obrigou os passageiros de um comboio a abandonar os vagões e percorrer o túnel a pé.

Em um vídeo divulgado na rede, um grupo de passageiros aparece caminhando pela lateral do túnel ao longo de um trem parado na via.

No entanto, de acordo com a emissora "CNNTürk", o apagão durou menos de três minutos, e o tráfego voltou a ser restabelecido com normalidade.

O túnel Marmaray, uma obra com a qual a Turquia lembra seus 90 anos como República, foi inaugurada ontem em uma cerimônia que contou com as máxima autoridades turcas, os chefes de governo de Japão e Romênia e a ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, entre outras personalidades.

Primeiro túnel ferroviário a ligar dois continentes, o Marmaray enlaça as margens asiáticas e europeias de Istambul. O lance inaugurado ontem tem uma extensão de 13,6 quilômetros, com 1,4 quilômetros sob o solo marinho, a 60 metros do nível do mar.

Os trens de cercanias têm capacidade para transportar até um milhão de passageiros por dia, o que deverá descongestionar o complicado trânsito de Istambul. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropa

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo