Mundo

Usina nuclear nos EUA é evacuada após desabamento

Não há indicativos de que trabalhadores ou público foram expostos à radiação, segundo as autoridades federais

Buraco no teto do túnel de usina nuclear de plutônio: "O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento" (Departamento de Energia dos EUA/Reuters)

Buraco no teto do túnel de usina nuclear de plutônio: "O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento" (Departamento de Energia dos EUA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de maio de 2017 às 18h44.

Última atualização em 9 de maio de 2017 às 21h49.

Um túnel desabou parcialmente nesta terça-feira em uma unidade de produção de plutônio na Reserva Nuclear de Hanford, no Estado norte-americano de Washington, mas não há indicativos de que trabalhadores ou público foram expostos à radiação, disseram autoridades federais.

Funcionários deixaram o local ou se protegeram e desligaram os sistemas de ventilação após danos serem descobertos na parede de um túnel de transportes a cerca de 270 quilômetros de Seattle, disseram autoridades do Departamento de Energia do Centro de Informações Conjunto de Hanford.

O dano foi mais sério do que inicialmente relatado e a ordem para pessoas se abrigarem foi expandida para toda a unidade, após equipes de resposta descobrirem que uma seção de 37 metros quadrados do túnel ferroviário desativado havia desabado, disse o porta-voz do centro, Destry Henderson, em vídeo publicado no Facebook.

"O teto desabou, cerca de uma seção de 6 metros do túnel, que tem cerca de 30 metros de comprimento", disse.

"Isto é puramente por precaução. Nenhum funcionário ficou ferido e não há indicativos de uma propagação de contaminação radiológica", disse Henderson sobre a ordem de abrigo.

Nenhum combustível nuclear gasto é armazenado no túnel, disseram autoridades do Departamento de Energia. O secretário do Departamento de Energia, Rick Perry, foi informado sobre o incidente.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Usinas nuclearesWashington (DC)

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada