Mundo

Túmulo de Papa Francisco ficará aberto para visitação a partir de domingo, diz Vaticano

Visitação será realizada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após a cerimônia de sepultamento marcada para este sábado 

Papa Francisco: Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservad (Sajjad Hussain/AFP)

Papa Francisco: Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservad (Sajjad Hussain/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de abril de 2025 às 15h14.

O Vaticano anunciou que o túmulo do Papa Francisco ficará permanentemente aberto para visitação a partir deste domingo, 27. Francisco será sepultado no sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em uma cerimônia que reunirá centenas de líderes mundiais. Após o enterro, o local passará a receber peregrinos e fiéis de forma constante.

O número de visitantes ao velório do Papa Francisco já superou 61 mil pessoas até esta quinta-feira (24), conforme o serviço de imprensa do Vaticano. Desde a abertura da capela-ardente na manhã de quarta-feira (23), milhares de pessoas têm aguardado em longas filas para prestar suas últimas homenagens ao pontífice. O velório será encerrado nesta sexta-feira (25), e o sepultamento está agendado para sábado (26), às 5h no horário local.

Segundo o Vaticano, até as 11h de quinta-feira, 48.600 fiéis já haviam passado pela Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco, cujas cerimônias se encerram na noite de sexta-feira. Durante o primeiro dia de velório, o fechamento da basílica precisou ser adiado devido à grande quantidade de pessoas na fila. A previsão inicial de fechamento às 18h foi estendida para quase duas horas, com o fechamento oficial ocorrendo por volta das 20h50, horário de Brasília.

Basílica de Santa Maria Maggiore será local de sepultamento

O Vaticano confirmou que a cerimônia de sepultamento de Francisco ocorrerá em um evento reservado. Após o enterro, o túmulo será acessível ao público de forma permanente, permitindo que os fiéis possam visitar o local a qualquer momento.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasIgreja CatólicaVaticano

Mais de Mundo

Ataque terrorista na Caxemira abre crise entre Índia e Paquistão e acende risco de conflito militar

Macron pede a Putin que 'pare de mentir' sobre seu desejo de paz

Trump critica China por interromper compras da Boeing em razão da guerra tarifária

Bombardeios israelenses deixam mais de 50 mortos em Gaza