Tufão Mangkhut: o tufão pode atingir até o fim dessa semana regiões produtoras de arroz e milho do país (TWITTER PAGASA-DOST/Reprodução)
EFE
Publicado em 12 de setembro de 2018 às 15h15.
Última atualização em 12 de setembro de 2018 às 15h51.
Manila - O tufão Mangkhut, catalogado como o mais potente do ano, entrará nesta quarta-feira nas Filipinas, que se prepara para a chegada da tempestade que atingirá com mais força a ilha de Luzon, no norte do país.
Com categoria 5, Mangkhut, batizado "Ompong" nas Filipinas, se fortaleceu nas últimas horas e se move com ventos de 200 km/h, com sequências que alcançam os 245 km/h, segundo a Agência Meteorológica do país (Pagasa, sigla em inglês).
Se o Mangkhut continuar a crescer nas próximas horas e os ventos sustentados que o acompanham atingir os 220 km/h, será considerado como um supertufão.
O último supertufão que arrasou as Filipinas foi Haiyan, em 2013, um dos mais potentes registrados na história, que com ventos sustentados de 235 km/h, provocando mais de 6,3 mil mortes, 1 mil desaparecidos e 14 milhões de afetados.
https://twitter.com/PIzaach/status/1039928602437906432
A chegada de Mangkhut arrastará monções que nas próximas horas serão fortes nas províncias de Rizal, Cavite, Batangas e Manila à medida que a tempestade se aproxima do Pacífico em direção ao sul de Luzon.
De acordo com as previsões, Mangkhut se deslocará para o norte e poderia tocar a terra nas províncias de Isabela, Cagayan e Batanes, no extremo norte das Filipinas, entre sexta-feira e sábado.
Isabela e Cagayan são duas das principais regiões produtoras de arroz e milho do país e deviam recolher a colheita neste momento, mas teve que ser adiada por conta da iminente chegada do tufão.
Nas regiões onde são esperadas fortes inundações, como em áreas próximas a rios e costas, centro de evacuação para seus moradores já foram instalados.
O Mangkhut está localizado a cerca de 1,3 mil quilômetros a leste de Luzon e se desloca para o oeste a uma velocidade de 20 km/h.
As Filipinas recebem entre 15 e 20 tufões por ano durante a temporada de chuvas que começou no dia 8 de junho e geralmente termina entre novembro e dezembro.