Mundo

Tufão Hagupit atinge com fúria as Filipinas; veja fotos

O tufão Hagupit, que significa "chicote" na língua filipina, deixou ao menos 20 mortos e obrigou a evacuação de milhares de pessoas

Clima extremo (REUTERS)

Clima extremo (REUTERS)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 8 de dezembro de 2014 às 11h18.

São Paulo - Um ano após ter enfretado um dos piores desastres naturais de sua história (o tufão Haiyan), as Filipinas viveram, neste fim de semana, mais um evento dramático.

O tufão Hagupit, que significa "chicote" na língua filipina, deixou ao menos 20 mortos. Segundo a Cruz Vermelha, muitas das vítimas se afogaram a medida que as águas subiram em Borongan, a principal cidade no leste da pequena ilha filipina de Samar.

Com a aproximação do tufão, mais de 1 milhão de pessoas foram evacuadas pelas autoridades do país, que temíam a repetição da catástrofe humanitária ocorrida no ano passado.

Em dezembro de 2013, o super tufão Haiyan atingiu a região, varrendo tudo pelo caminho e deixando um saldo de 7.000 mortos e desaparecidos, além de praticamente arrasar toda a cidade de Tacloban.

Recomeço

Nesta segunda-feira, muitas famílias começaram a retornar aos seus lares. Quem teve a casa destruída, permanece em instalações temporárias, abrigados em escolas e igrejas.

Voluntários ajudam no recebimento de doações enviadas aos afetados, como roupas, remédios e itens para bebês. Há, contudo, necessidade de mais comida.

Veja nas fotos o drama vivido nas Filipinas pela passagem do tufão Hagupit.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasMeio ambienteTufões

Mais de Mundo

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca

Olaf Scholz descarta participar de governo de centro-direita

Friedrich Merz, líder do partido vencedor das eleições, quer formar novo governo alemão até a Páscoa