Mundo

Tudo que se sabe sobre os drones misteriosos vistos na Costa Leste dos EUA

Governo busca tranquilizar população; aeronave não tripulada foi vista até em campo de golfe de Trump

Imagem de drones reproduzida na rede social do deputado Andy Kim (Reprodução X )

Imagem de drones reproduzida na rede social do deputado Andy Kim (Reprodução X )

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 06h37.

Um grande número de drones misteriosos voando sobre partes de Nova Jersey e da Costa Leste dos EUA vem sendo relatado nas últimas semanas, gerando especulações e preocupações sobre quem os enviou e por quê.

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, escreveu ao presidente Joe Biden pedindo respostas. O novo senador de Nova Jersey, Andy Kim, passou a noite de quinta-feira em uma caçada de drones na zona rural ao norte de Nova Jersey e postou sobre isso no X.

Segundo a ABC News, Murphy e autoridades policiais enfatizaram que os drones não parecem ser uma ameaça à segurança pública, mas muitos parlamentares estaduais e municipais, no entanto, pediram regras mais rígidas sobre quem pode pilotar a aeronave não tripulada.


O FBI está entre várias agências investigando e pediu aos moradores que compartilhassem vídeos, fotos e outras informações que pudessem ter sobre os drones. Dezenas de testemunhas relataram tê-los visto no estado a partir de novembro.

Avistamentos até no campo de golfe de Trump

De acordo com a ABC, a princípio, os drones foram vistos voando ao longo do rio Raritan, que alimenta o reservatório Round Valley, o maior aquífero do estado, cerca de 80 quilômetros a oeste da cidade de Nova York.


Mas logo avistamentos foram relatados em todo o estado, incluindo perto do Picatinny Arsenal, uma instalação militar de pesquisa, e sobre o campo de golfe do presidente eleito Donald Trump em Bedminster.

O deputado republicano Chris Smith disse que um oficial comandante da Guarda Costeira lhe disse que uma dúzia de drones seguiram de perto um bote salva-vidas da Guarda perto do Barnegat Light e do Island Beach State Park, no Condado de Ocean, no fim de semana.

A crescente ansiedade entre alguns moradores não passou despercebida pelo governo Biden, que enfrentou críticas de Trump por não lidar com o assunto de forma mais agressiva.

Em uma coletiva organizada pela Casa Branca no sábado, FBI, Pentágono e outras agências buscaram garantir às pessoas que os drones não são uma ameaça à segurança nacional ou obra de outro país.

Na sexta-feira, as pistas do Aeroporto Internacional Stewart — cerca 100 quilômetros ao norte da cidade de Nova York— foram fechadas por cerca de uma hora por causa da atividade de drones no espaço aéreo.

A Casa Branca disse que uma revisão dos avistamentos relatados mostra que muitos deles são, na verdade, aeronaves tripuladas voando legalmente, ecoando a opinião de autoridades e especialistas em drones.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Drones

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau