Mundo

Tucanos celebram avanço de Serra em pesquisa eleitoral

Brasília - Os tucanos ficaram satisfeitos com o resultado da pesquisa Datafolha em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu nove pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT. Pela pesquisa, Serra registrou 36% das preferências de voto, enquanto a petista pontuou 27%. Para os tucanos, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Brasília - Os tucanos ficaram satisfeitos com o resultado da pesquisa Datafolha em que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu nove pontos de vantagem sobre a segunda colocada, a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT. Pela pesquisa, Serra registrou 36% das preferências de voto, enquanto a petista pontuou 27%. Para os tucanos, a diferença seria ainda maior se a pesquisa fosse feita depois do lançamento da candidatura de Serra, previsto para o dia 10 de abril.

"Essa será uma disputa muito dura, mas nós estamos crescendo", comemorou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "É uma fantasia do PT achar que as coisas estavam todas resolvidas para o lado da Dilma", completou. "A pesquisa é muito positiva para a campanha porque desmistifica a ideia de que havia uma tendência de queda de Serra e um crescimento de Dilma", disse o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), um dos coordenadores da campanha presidencial tucana.

Para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), o resultado da pesquisa é excelente, se for levado em conta que Serra assumiu ser candidato à sucessão de Lula há pouquíssimo tempo. "É um bom começo de pré-campanha", observou Maia.

Há um mês, Serra tinha quatro pontos de vantagem sobre Dilma: o tucano contava com 32% das intenções de voto contra 28% da petista. Apesar de a diferença ter aumentado entre os dois principais candidatos à sucessão de Lula, os governistas avaliaram que a pesquisa Datafolha é "positiva" para Dilma.

Na opinião do deputado José Genoino (PT-SP), os números mostram que o nome da ministra está consolidado entre o eleitorado brasileiro. "A pesquisa é muito positiva, mostra que a Dilma está fortalecida. Ter 27% é um excelente começo", disse o petista. Sobre o crescimento de José Serra, o deputado afirma que "houve um mero ajuste". "Lula e as nossas alianças vão transferir ainda mais votos", acredita.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o principal ponto da pesquisa do Datafolha é o resultado da pesquisa espontânea - em que o entrevistado diz o voto sem ter acesso a uma lista de nomes. Nela, Dilma aparece com 12%, contra 8% de Serra e 8% de Lula. "Contando ainda os 3% que dizem que vão votar no candidato do Lula e outro 1% que afirma preferência pelo candidato do PT, dá pra perceber o potencial de crescimento da Dilma", avaliou.

O resultado da pesquisa espontânea também é destacado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "Fica bem claro que a Dilma é a favorita, e não o Serra", diz Cunha. Ele não acha que a ministra tenha chegado ao seu teto de votos. "Diziam que o teto era de 10%, de 15%, agora estamos com 27%, e o teto vai subindo."

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010Oposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDB

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru