Mundo

Tubarão-touro é o que tem mordida mais forte

Pesquisadores examinaram a mordida de 13 espécies e tiveram uma surpresa: ao contrário do que muitos pensam, não é o maior tubarão que tem a mordida mais forte


	O tubarão-touro, que tem em média 2 metros de comprimento, é bem menor do que o tubarão-branco ou o martelo - que podem chegar, respectivamente, a 7,5 e 6 metros 
 (Wikimedia Commons)

O tubarão-touro, que tem em média 2 metros de comprimento, é bem menor do que o tubarão-branco ou o martelo - que podem chegar, respectivamente, a 7,5 e 6 metros  (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 15h28.

São Paulo - As mordidas de tubarão são famosas - e temidas por muitos -, principalmente depois do filme do cineasta Steven Spielberg, no qual o predador era protagonista de muitos ataques. Mas você faz ideia de qual é a espécie de tubarão que morde com mais força?

Curiosos para descobrir, pesquisadores americanos e alemães, que trabalham na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, examinaram a mordida de 13 espécies de tubarão com maior potencial para morder com força.

O campeão da disputa foi o tubarão-touro (Carcharhinus leucas), um animal que se adapta facilmente a ambientes diferentes: a espécie pode viver tanto em água salgada quanto doce, em grandes profundidades ou em regiões mais rasas e, inclusive, no Brasil.

O resultado surpreendeu os cientistas. Sabe por quê? Eles imaginavam que os tubarões maiores, como o tubarão-branco ou o martelo - que podem chegar, respectivamente, a 7,5 metros e 6 metros de comprimento -, mordessem mais forte. Mas não.

A mordida mais potente é mesmo a do tubarão-touro, que tem em média 2 metros de comprimento, mas em alguns casos pode ultrapassar os 3 metros - ainda assim, ele é pequenino em relação a essas outras espécies, né?

Os pesquisadores da Universidade da Flórida ainda não descobriram por que o tubarão-touro tem a mordida mais forte, mas eles têm uma desconfiança: essa espécie gosta de viver em águas turvas, onde é mais difícil de enxergar.

Por conta disso, tem que desenvolver uma mordida mais forte para, quando abocanhar uma presa, não deixá-la escapar, já que encontrar outra pode ser muito difícil. Viu como a natureza é sábia?

Acompanhe tudo sobre:AnimaisEspéciesMeio ambiente

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA