Mundo

Tecnologia pode nos transformar em escravos, diz Dalai Lama

"Se tudo está mecanizado, não temos a habilidade de ver além", disse o líder espiritual


	Dalai Lama: "a mente humana sempre será melhor e mais inteligente que as máquinas e robôs, não importa o quão sofisticados sejam"
 (Gary Cameron/Reuters)

Dalai Lama: "a mente humana sempre será melhor e mais inteligente que as máquinas e robôs, não importa o quão sofisticados sejam" (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2014 às 15h58.

Roma  - O líder espiritual tibetano Dalai Lama afirmou neste sábado em Roma que a tecnologia "pode nos transformar em escravos" porque, segundo explicou, "se tudo está mecanizado, não temos a habilidade de ver além".

Perguntado por uma participante em um debate da XIV Cúpula Mundial dos Prêmios Nobel da Paz, o Dalai Lama advertiu que "às vezes parece que nos transformamos em escravos da tecnologia e do dinheiro".

O líder espiritual assegurou que o verdadeiro conhecimento não se alcança através da tecnologia - "nós apostamos na meditação analítica" - e opinou que "a inteligência artificial talvez seja muito grande, mas é impossível que seja melhor que a mente humana".

"A mente humana sempre será melhor e mais inteligente que as máquinas e robôs, não importa o quão sofisticados sejam", acrescentou.

Além disso, o Dalai Lama opinou que "seria perfeito poder levar a compaixão às mentes" através dos avanços tecnológicos, que "deveriam estar sob controle dos humanos".

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosLiderançaNobelPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado