Mundo

Tsunami de 14 metros atingiu Fukushima

Até o momento, a estimativa do tamanho da onda que varreu o complexo nuclear, situado na costa japonesa, era de 10 metros

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 23h03.

Osaka - O tsunami que atingiu a central nuclear japonesa Fukushima Daiichi tinha ao menos 14 metros de altura, revelou nesta terça-feira a Tokyo Electric Power (Tepco).

Até o momento, a estimativa do tamanho da onda que varreu o complexo nuclear, situado na costa japonesa (250 km a nordeste de Tóquio), era de 10 metros.

A central de Fukushima Daini, a cerca de 10 km ao sul da primeira, também foi varrida pelo tsunami, mas sofreu menos danos.

Um funcionário de Fukushima Daini contou a rede de televisão NHK que no dia 11 de março foi evacuado para uma colina próxima à usina após o terremoto.

"Houve um recuo do oceano de mais de 200 metros e depois surgiu o tsunami, que inundou a central. A onda passou sobre o dique e arrastou os carros estacionados, foi impressionante".

A Tepco construiu as duas centrais nucleares para resistir a um terremoto de 8 graus de magnitude e a um tsunami de 5,7 metros de altura em Fukushima Daiichi, e de 5,2 metros em Fukushima Daini.

A crise nuclear em Fukushima Daiichi foi provocada pelo colapso na refrigeração dos reatores, após o tsunami interromper o fornecimento de energia e paralisar as bombas d'água. O sistema de emergência, que utiliza geradores a diesel, também caiu.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Evo Morales formaliza desfiliação do MAS, partido que liderou por mais de duas décadas

Ao lado de premier britânico, Trump não confirma garantias de segurança à Ucrânia

Milei nomeia por decreto juízes para a Suprema Corte e gera crise institucional na Argentina

Saúde do Papa Francisco: Vaticano diz que condições estão melhorando, mas sem previsão de alta