Mundo

Tsipras diz que reforma e alívio da dívida são prioridades

Premiê esquerdista cravou sua posição como a principal figura política da Grécia na eleição nacional de domingo


	Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: ele cravou sua posição como a principal figura política da Grécia na eleição nacional de domingo
 (REUTERS/Eric Vidal)

Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: ele cravou sua posição como a principal figura política da Grécia na eleição nacional de domingo (REUTERS/Eric Vidal)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2015 às 08h37.

Atenas - A Grécia precisa se mover com rapidez para assegurar uma revisão positiva de suas reformas econômicas pelos credores nas próximas semanas e começar discussões sobre o alívio da dívida, disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, nesta sexta-feira.

O premiê esquerdista cravou sua posição como a principal figura política da Grécia na eleição nacional de domingo, na qual seu partido, o Syriza, conquistou 145 das 300 cadeiras no Parlamento.

Mas ele enfrenta uma longa lista de deveres que inclui a implementação das medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais da Grécia e a negociação do alívio da dívida, além de precisar lidar com o fluxo de imigrantes que desembarcam na costa grega.

"A reestruturação da dívida irá reduzir riscos de investimento e fazer com que nossa economia seja atrativa novamente para investidores", disse Tsipras a ministros durante a primeira reunião de seu gabinete.

Outras prioridades, disse, incluem a recapitalização dos bancos gregos, que, "feita de forma correta, pode dar a liquidez que nossa economia necessita", segundo Tsipras.

O pacote de resgate grego de 86 bilhões de euro, o terceiro desde 2010 ao país, exige uma reforma no sistema de pensões, o fim de incentivos fiscais, reformas trabalhistas e privatizações.

Acompanhe tudo sobre:Alexis TsiprasCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Coreia do Norte testa mísseis estratégicos

Elon Musk participa por vídeo de comício da extrema direita na Alemanha

Qual é o menor país do mundo?

Venezuela soma quase 1.900 libertações de detidos nos protestos contra a reeleição de Maduro