Mundo

Trump visitará Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas

Objetivo das viagens é assegurar a determinação internacional sobre a crise norte-coreana e, também, o compromisso dos EUA com alianças

Donald Trump: o governante também enfatizará durante sua viagem a importância de "laços econômicos justos e recíprocos com os parceiros comerciais" (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: o governante também enfatizará durante sua viagem a importância de "laços econômicos justos e recíprocos com os parceiros comerciais" (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 10h28.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas entre os dias 3 e 14 de novembro, confirmou nesta sexta-feira a Casa Branca ao detalhar as datas da viagem asiática do governante.

A Casa Branca já tinha confirmado as escalas de Trump na China, na Coreia do Sul e no Japão, e hoje acrescentou que o presidente viajará também ao Vietnã para participar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-pacífico (APEC), e às Filipinas, para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Um dos objetivos desta viagem de Trump é fortalecer "a determinação internacional de enfrentar a ameaça da Coreia do Norte e assegurar a completa, verificável e irreversível desnuclearização da península coreana", indicou a Casa Branca em um comunicado.

Perante as crescentes ameaças nucleares e lançamentos de mísseis por parte de Pyongyang, Trump insistiu na terça-feira passada que analisa a "opção militar" para responder à Coreia do Norte, ao advertir que isso seria "devastador" para o país asiático.

Por outro lado, Trump pretende demonstrar com esta viagem "o seu compromisso contínuo com as alianças e associações dos Estados Unidos na região".

O governante também enfatizará durante sua viagem a importância de "laços econômicos justos e recíprocos com os parceiros comerciais" dos EUA na Ásia, de acordo com a Casa Branca.

Por sua vez, osecretário de Estado americano, Rex Tillerson, estará na China até o próximo domingo para preparar a visita de Trump a esse país.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FilipinasChinaDonald TrumpVietnãDiplomaciaCoreia do Sul

Mais de Mundo

Mais de um milhão de pessoas se 'autodeportaram' dos EUA em 2025

Cristina Kirchner vive ‘morte lenta’ na política, diz analista argentino

Furacão Melissa: tempestade atinge Jamaica com ventos de 280 km/h

'Nova era de ouro': Trump e Japão anunciam acordo sobre terras raras