Mundo

Trump vê vantagem diminuir na primária da Carolina do Sul

Entre os democratas, Hillary supera Sanders por 60% a 32% entre os prováveis eleitores da primária democrata


	Trump: a sondagem concluiu que o apoio a Trump caiu para 28% entre os prováveis eleitores republicanos na Carolina do Sul
 (Scott Morgan / Reuters)

Trump: a sondagem concluiu que o apoio a Trump caiu para 28% entre os prováveis eleitores republicanos na Carolina do Sul (Scott Morgan / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 16h52.

Washington - A vantagem do empresário Donald Trump nas primárias do Partido Republicano na Carolina do Sul diminuiu, antes da primária de sábado no Estado, com muitos eleitores mais conservadores preferindo o senador Ted Cruz, segundo uma pesquisa do Wall Street Journal, da NBC News e da Marist College Institute.

A sondagem concluiu que o apoio a Trump caiu para 28% entre os prováveis eleitores republicanos na Carolina do Sul, 8 pontos porcentuais a menos que em janeiro.

O apoio a Cruz aumentou para 23% e a vantagem de Trump, que era de 16 pontos, agora é de 5.

Os demais pré-candidatos republicanos vêm atrás: o senador Marco Rubio atrai 15% das intenções de voto, o ex-governador Jeb Bush tem 13% e o governador John Kasich e Ben Carson possuem 9% cada.

Uma questão no voto do sábado é se um pré-candidato conseguirá se posicionar claramente como centrista. Mas a pequena diferença entre Rubio e Bush sugere que isso pode ocorrer apenas mais tarde na disputa.

Entre os democratas, a pesquisa mostrou que Hillary Clinton mantém uma vantagem folgada sobre o senador Bernie Sanders na Carolina do Sul, sinalizando que a primária estadual pode reforçar sua campanha, após a derrota em New Hampshire e uma vantagem apertada em Iowa. Os democratas realizam sua primária na Carolina do Sul, em 27 de fevereiro.

Cruz e Trump têm uma disputa apertada pelo voto dos evangélicos, uma grande fatia do eleitorado republicano na Carolina do Sul.

Trump obtém 29% do apoio dos evangélicos, ante 26% de Cruz.

Entre os democratas, Hillary supera Sanders por 60% a 32% entre os prováveis eleitores da primária democrata.

A vantagem é nove pontos menor que em janeiro. Na Carolina do Sul, Hillary consegue um apoio forte entre a grande população afro-americana do Estado, especialmente entre os mais velhos nesse grupo.

A pesquisa tem margem de erro de 3,6 pontos no caso da sondagem para os republicanos e de 4,8 pontos para os democratas.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosHillary ClintonPolíticos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga