Mundo

Trump traz maior incerteza do que Brexit, diz ministro britânico

Philip Hammond, ex-ministro de Relações Exteriores, disse que a perspectiva de países da UE sobre uma ameaça da Rússia variava muito

Philip Hammond: "o Brexit trouxe incertezas. Acredito que a mudança de administração nos Estados Unidos tenha trazido incerteza ainda maior para a União Europeia" (Tobias Schwarz/AFP)

Philip Hammond: "o Brexit trouxe incertezas. Acredito que a mudança de administração nos Estados Unidos tenha trazido incerteza ainda maior para a União Europeia" (Tobias Schwarz/AFP)

R

Reuters

Publicado em 20 de janeiro de 2017 às 10h21.

Londres - A presidência de Donald Trump deve criar maior incerteza para a União Europeia (UE) do que a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, disse o ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, nesta sexta-feira.

"O Brexit trouxe incertezas. Acredito que a mudança de administração nos Estados Unidos tenha trazido incerteza ainda maior para a União Europeia", disse Hammond em um painel de discussão sobre a UE na cidade suíça de Davos.

Hammond, ex-ministro de Relações Exteriores, disse que a perspectiva de países da UE sobre uma ameaça da Rússia variava muito.

"Qualquer coisa que mude o status quo estabelecido, de uma Europa que vive com a Rússia como vizinha, mas que vive sob o guarda-chuva de segurança dos EUA… terá influência na dinâmica da União Europeia", disse ele.

Trump, que tomará posse como presidente dos EUA nesta sexta-feira, tem expressado sua admiração pelo presidente russo, Vladimir Putin, e levantou preocupações sobre como países compartilham o custo para a aliança militar da Otan.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Reino UnidoRússiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado