Mundo

Trump sugere usar aviões-tanque para apagar incêndio em Notre-Dame

A catedral de Notre-Dame foi atingida por um incêndio nesta segunda (15) e uma torre do templo gótico já desabou

De acordo com as primeiras informações, o incêndio pode estar ligado às obras de restauração que estavam sendo feitas no telhado (/Benoit Tessier/Reuters)

De acordo com as primeiras informações, o incêndio pode estar ligado às obras de restauração que estavam sendo feitas no telhado (/Benoit Tessier/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de abril de 2019 às 16h11.

Última atualização em 17 de abril de 2019 às 11h20.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a utilização de aviões-tanque para apagar o incêndio que consome a catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos monumentos mais emblemáticos da capital da França.

"Que horrível ver o imenso incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris. Talvez aviões-tanque pudessem ser usados para apagá-lo. É preciso agir rápido", escreveu Trump no Twitter.

A primeira-dama dos EUA, Melania Trump, também falou sobre o incêndio na catedral parisiense nas redes sociais. "Meu coração se parte pelas pessoas de Paris após ver o incêndio na catedral de Notre-Dame. Estou rezando pela segurança de todos", disse.

A torre central da catedral caiu, devorada pelo incêndio que atinge boa parte do telhado do templo gótico. As chamas começaram por volta das 18h50 (horário local; 13h50 de Brasília), pouco depois do horário de fechamento da visitação pública ao monumento, que estava sendo restaurado.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu aos cidadãos que estão se aproximando do local que respeitem o perímetro de segurança para que o Corpo de Bombeiros possa controlar o fogo.

A polícia local isolou a região e está retirando várias pessoas, entre elas turistas, que estavam dentro da capital.

De acordo com as primeiras informações, o incêndio pode estar ligado às obras de restauração que estavam sendo feitas no telhado.

O presidente da França, Emmanuel Macron, cancelou o pronunciamento em rede nacional que faria nesta segunda-feira. O Palácio do Eliseu informou que ele irá ao local do incêndio.

A catedral de Notre-Dame é o principal ponto turístico da França. Cerca de 12 milhões de pessoas visitaram o local em 2017, de acordo com o Escritório de Turismo e Congressos de Paris (OTCP).

Acompanhe tudo sobre:Catedral de Notre-Dame de ParisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)FrançaIncêndiosParis (França)

Mais de Mundo

Em Nova York, Milei se encontra pela 3ª vez com Musk

Evo Morales lidera marcha contra presidente da Bolívia em meio a tensões políticas

Ataque de Israel ao Líbano é revoltante e há risco de guerra total, diz Celso Amorim

Superiate naufragado na Itália pode guardar 'dados confidenciais' e senhas de governos nos cofres