Mundo

Trump sugere cidade de fronteira para reunião com o líder norte-coreano

O presidente americano disse que seria mais simbólico realizar sua reunião com o líder norte-coreano nas Coreais do que em um terceiro país

Trump: na última sexta-feira Kim Jong-Un e Moon Jae-in realizaram uma cúpula histórica na Coreia do Sul (Joshua Roberts/Reuters)

Trump: na última sexta-feira Kim Jong-Un e Moon Jae-in realizaram uma cúpula histórica na Coreia do Sul (Joshua Roberts/Reuters)

A

AFP

Publicado em 30 de abril de 2018 às 10h59.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta segunda-feira que a reunião de cúpula histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un aconteça na na localidade de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

"Vários países estão sendo considerados para o ENCONTRO, mas a Casa da Paz/Casa da Liberdade, na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul não seria mais representativa, importante e duradoura do que um terceiro país? Apenas perguntando!", escreveu Trump no Twitter sobre o encontro, previsto para junho.

A Casa da Paz na DMZ foi onde Kim e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizaram uma cúpula histórica na sexta-feira.

Kim, o primeiro líder norte-coreano a pisar no Sul desde o armistício de 1953 que implementou o cessar-fogo na guerra da Coreia, caminhou ao lado de Moon até a Casa da Paz.

Os preparativos para a cúpula Trump-Kim ganharam impulso com a promessa da Coreia do Norte de buscar a completa desnuclearização da península.

Seul afirma que a Coreia do Norte prometeu fechar seu local de testes nucleares e convidou especialistas em armas americanos para verificar o processo.

Kim também disse a Moon que o Norte não vai precisar de armas nucleares se os Estados Unidos prometerem não invadir o país, segundo fontes oficiais sul-coreanas.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Conheça os cinco planetas anões do nosso sistema solar

Evo Morales formaliza desfiliação do MAS, partido que liderou por mais de duas décadas

Ao lado de premier britânico, Trump não confirma garantias de segurança à Ucrânia

Milei nomeia por decreto juízes para a Suprema Corte e gera crise institucional na Argentina