Mundo

Trump será o presidente mais velho da história dos EUA a tomar posse

Aos 78 anos, Donald Trump assume a presidência em 20 de janeiro, em uma posse repleta de simbolismo e tradição.

Aos 78 anos, Donald Trump assume a presidência em 20 de janeiro, em uma posse repleta de simbolismo e tradição. (Ting Shen/AFP)

Aos 78 anos, Donald Trump assume a presidência em 20 de janeiro, em uma posse repleta de simbolismo e tradição. (Ting Shen/AFP)

Luana Cataldi
Luana Cataldi

Assistente de SEO

Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 10h28.

Última atualização em 16 de janeiro de 2025 às 11h03.

Donald Trump, aos 78 anos e quatro meses de idade, será o presidente mais velho a assumir o cargo nos Estados Unidos. No dia 20 de janeiro, ele tomará posse em Washington, em uma cerimônia no Capitólio, marcando o início de seu mandato presidencial.

O recorde anterior era do atual presidente, Joe Biden, que tomou posse com 78 anos e dois meses de idade, em 2021. Quando Trump tomou posse do primeiro mandato, em 2017, ele tinha 70 anos e quatro meses. Na época, o republicano também tinha sido o mais velho a tomar posse até então.

Quando deixar a Casa Branca, no início de 2029, com 82 anos e 7 meses, Trump também se tornará o presidente mais velho a concluir um mandato, ultrapassando Joe Biden, que terá encerrado sua gestão aos 80 anos.

Ronny Jackson, ex-médico da Casa Branca, garantiu que Trump foi submetido a avaliações rigorosas e continuará sendo monitorado ao longo do mandato.

Posse de Trump será no dia 20 de janeiro

A cerimônia de posse do republicano Donald Trump seguirá as tradições históricas dos Estados Unidos. Ao meio-dia, horário local, ele prestará o juramento de posse diante do presidente da Suprema Corte, seguido por seu primeiro discurso oficial, que deve estabelecer o tom de seu governo. Após a solenidade, Trump participará de um desfile pela avenida Pensilvânia, que liga o Capitólio à Casa Branca, onde exercerá suas funções pelos próximos quatro anos.

Desde 1933, quando Franklin D. Roosevelt assumiu a presidência, é costume que os presidentes eleitos participem de uma celebração religiosa antes da cerimônia. Trump, o vice-presidente eleito James David Vance e suas famílias seguirão essa tradição, acompanhados por diversas autoridades.

A posse presidencial também inclui o juramento do vice-presidente, um almoço oficial no Capitólio e os bailes inaugurais à noite, em homenagem ao novo presidente.

Posse em situações extraordinárias

Embora a posse de Trump siga o protocolo tradicional, a história dos Estados Unidos registra situações de exceção. Em 1865, após o assassinato de Abraham Lincoln, Andrew Johnson foi empossado em sua residência. Em 1963, Lyndon B. Johnson assumiu a presidência no avião presidencial após a morte de John F. Kennedy.

Mais recentemente, a posse de Joe Biden, em 2021, ocorreu em meio à pandemia de COVID-19 e contou com segurança reforçada após o ataque ao Capitólio. Trump, na ocasião, quebrou a tradição ao não comparecer à cerimônia de seu sucessor, algo que não acontecia desde 1869.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Eleições americanas

Mais de Mundo

Donald Trump fará história ao iniciar 2º mandato não consecutivo nos EUA

Papa Francisco sofre queda e tem o braço imobilizado por precaução

CEO do TikTok comparecerá à cerimônia de posse de Trump, diz emissora chinesa

Custos dos incêndios em Los Angeles podem ultrapassar US$ 275 bilhões