Mundo

Trump se reúne com Macron pela primeira vez

Ao receber Macron na embaixada americana em Bruxelas, o presidente afirmou que os dois tinham "muito a falar"

Encontro: o presidente americano elogiou a campanha e a vitória do líder francês (Peter Dejong/Pool/Reuters)

Encontro: o presidente americano elogiou a campanha e a vitória do líder francês (Peter Dejong/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de maio de 2017 às 13h34.

Última atualização em 25 de maio de 2017 às 13h36.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve nesta quinta-feira seu primeiro encontro formal com o colega francês, o recém-eleito Emmanuel Macron, a quem parabenizou pela "formidável vitória" nas eleições.

Trump, cuja vitória nas presidenciais surpreendeu todos os institutos de pesquisa no ano passado, disse que Macron realizou "uma campanha incrível" e conseguiu "uma formidável vitória" da qual se fala "em todo o mundo".

Ao receber Macron na embaixada americana em Bruxelas, acrescentou: "temos muito a falar, incluindo o terrorismo e outros temas. Parabéns. Bom trabalho".

"Estou muito contente de estar com o presidente Trump", assegurou Macron. "Temos que abordar uma agenda muito ampla: a luta contra o terrorismo, a economia, o clima e a energia", afirmou.

A França tem sido um dos países-chave na decisão da Otan de se unir formalmente à coalizão liderada por Washington que combate o grupo extremista Estado Islâmico (EI), uma das solicitações de Trump ao deixar para trás suas dúvidas sobre essa participação.

Antes de sua reunião com Macron, Trump se negou a responder as perguntas dos meios de comunicação sobre o suposto vazamento à imprensa americana de detalhes sobre a investigação do atentado de segunda-feira em Manchester.

Fontes francesas explicaram que os dois presidentes conversaram durante cerca de uma hora sobre questões urgentes como a crise ucraniana, a Síria, a Coreia do Norte, a economia e o Acordo de Paris sobre o clima, que Trump rechaçou sem rodeios.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEmmanuel MacronEstados Unidos (EUA)França

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos