Mundo

Trump se reúne com chanceler russo em meio a controversa demissão

O encontro com Lavrov foi o contato público de mais alto nível entre Trump e o governo russo desde que o norte-americano assumiu o cargo

Sergei Lavrov (Yuri Gripas/Reuters)

Sergei Lavrov (Yuri Gripas/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de maio de 2017 às 14h28.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discutiu a guerra civil da Síria com o ministro russo das Relações Exteriores no Gabinete Oval nesta quarta-feira, em um momento em que supostos laços com Moscou estão ofuscando a administração republicana.

O encontro com Sergei Lavrov foi o contato público de mais alto nível entre Trump e o governo do presidente russo, Vladimir Putin, desde que o norte-americano assumiu o cargo em 20 de janeiro.

Trump surpreendeu os Estados Unidos na terça-feira ao demitir o diretor do FBI, James Comey, cuja agência está investigando a suposta interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e a possibilidade de associados do Trump terem colaborado com Moscou. A Rússia nega as alegações.

"Tivemos uma reunião muito, muito boa com o sr. Lavrov", disse Trump a repórteres após o encontro. "Queremos ver o fim da matança, da horrível matança, na Síria o mais rápido possível e todo mundo está trabalhando nesse sentido", disse ele.

A Rússia apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra civil. Trump disse durante sua campanha eleitoral que ele buscaria laços mais próximos com a Rússia, mas as tensões cresceram após ataques aéreos dos EUA contra um aeródromo sírio em abril, em resposta a um ataque de armas químicas que Washington culpou Assad.

Mais cedo, Lavrov se encontrou com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson. Enquanto os dois posavam para fotografias, Lavrov reconheceu sarcasticamente a repentina demissão de Comey.

Perguntado por um repórter se o tiroteio lançava uma sombra sobre o encontro, Lavrov respondeu em um tom sarcástico: "Ele foi demitido? Você está brincando."

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpRússiaFBI

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista