Mundo

Trump se encontrará com premiê japonês antes de possível cúpula

Líderes dos EUA e do Japão concordaram em cooperar para que encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, seja significativo, segundo agência nipônica

Trump e Abe: líderes afirmaram em telefonema necessidade desmantelar definitivamente as armas nucleares na Coreia do Norte, segundo a Casa Branca (Jonathan Ernst/Reuters)

Trump e Abe: líderes afirmaram em telefonema necessidade desmantelar definitivamente as armas nucleares na Coreia do Norte, segundo a Casa Branca (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de maio de 2018 às 19h51.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram sobre a Coreia do Norte por telefone nesta segunda-feira e confirmaram que se encontrarão antes da esperada cúpula entre EUA e Coreia do Norte, disse a Casa Branca.

Um comunicado da Casa Branca informou que, em sua ligação, Trump e Abe "afirmaram o imperativo compartilhado de alcançar o completo e permanente desmantelamento das armas nucleares, químicas e biológicas e dos programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

Mais cedo, a agência de notícias japonesa Kyodo citou que Abe disse que os dois líderes concordaram em cooperar para fazer o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano significativo.

Na semana passada Trump cancelou o encontro com Kim, planejado para 12 de junho em Cingapura, antes de anunciar que havia reconsiderado e que autoridades dos EUA e Coreia do Norte estavam se encontrando para acertar detalhes.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades do país e da Coreia do Norte tinham se encontrado em Panmunjom, uma vila na zona desmilitarizada, que se estende ao longo da fronteira fortemente armada entre a Coreia do Sul e do Norte.

Um grupo de autoridades dos EUA "pré-avanço" também viajou a Singapura para se reunir com norte-coreanos lá, disse a Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)JapãoKim Jong-unArmas nucleares

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk