Mundo

Trump revoga proteção do Serviço Secreto de Kamala Harris

Ex-vice-presidente dos EUA e candidata à presidência em 2024, Harris perde cobertura do Serviço Secreto dos EUA, enquanto se prepara para lançar livro sobre sua campanha

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 12h15.

O governo de Donald Trump retirou a proteção do Serviço Secreto dos Estados Unidos à ex-vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris, informou uma autoridade da Casa Branca nesta sexta-feira (29).

O governo Trump revogou uma extensão aprovada pelo então presidente Joe Biden para Harris, cuja proteção regular de seis meses como ex-vice-presidente expirou em 21 de julho, segundo a CNN.

Um assessor de Harris disse à AFP que ela era "grata ao Serviço Secreto dos Estados Unidos por seu profissionalismo, dedicação e compromisso inabalável com a segurança".

Embora tenha permanecido discreta desde a derrota eleitoral, Harris planeja fazer uma turnê nos próximos meses para promover um livro, com o título "107 Dias", sobre sua breve e malsucedida campanha.

O livro, que narra os bastidores, publicado pela Simon & Schuster, será lançado em 23 de setembro nos Estados Unidos.

Kamala Harris foi a primeira mulher a se tornar vice-presidente do país. Em 2024, ela assumiu a indicação democrata após Biden se retirar da disputa devido a preocupações com a saúde.

Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump adotou uma série de medidas contra supostos inimigos e opositores políticos.

Ele revogou autorizações de segurança de autoridades em exercício e ex-funcionários, pôs na mira escritórios de advocacia envolvidos em processos anteriores contra ele e cortou o financiamento federal para universidades.

Na semana passada, agentes do FBI efetuaram uma operação de busca na casa e escritório do ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton, agora um crítico ferrenho de Trump, em uma investigação que, segundo as autoridades, envolve documentos confidenciais.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

PCE: inflação nos EUA mantém estabilidade em 2,6% em julho

Brasil e México negociam ampliar acordos comerciais em meio a recorde de exportações de carne

'Taxa das blusinhas' de Trump entra em vigor nesta sexta nos EUA; veja o que muda

Japão propõe aumento recorde nos gastos militares, com foco em drones e defesa costeira