Trudeau e Trump: a expectativa é que Trump também dialogue com Trudeau sobre seu objetivo de renegociar o mais rápido possível o Nafta (Kevin Lamarque/Reuters)
EFE
Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 15h41.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para reuniões em que ambos devem abordar questões comerciais e a situação das mulheres trabalhadoras.
Trudeau chegou à Casa Branca minutos antes das 11h (horário local; 14h em Brasília) para primeiramente fazer uma reunião privada com Trump no Salão Oval.
Em seguida, os dois líderes participarão de uma mesa-redonda com empresárias para discutir a situação das mulheres "na força de trabalho", segundo detalhou o próprio Trump em um tweet.
A reunião bilateral desta segunda-feira é a primeira entre ambos desde que Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro.
A expectativa é que Trump também dialogue com Trudeau sobre seu objetivo de renegociar o mais rápido possível o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), assinado por EUA, Canadá e México há mais de 20 anos.
No Canadá, tanto conservadores como liberais consideram que o Nafta, posto em vigor em 1994, foi fundamental para o bem-estar do país ao multiplicar as relações comerciais entre EUA e Canadá até transformá-los nos dois maiores parceiros comerciais do mundo.
Trudeau quer evitar temas conflituosos, como a imigração e o amparo de refugiados, em seu encontro com Trump para estabelecer o mais rápido possível uma boa relação com o novo presidente americano em benefício dos laços bilaterais.
Após um almoço privado, Trump e Trudeau concederão uma entrevista coletiva conjunta na Casa Branca a partir das 14h (horário local; 17h em Brasília).