Mundo

Trump quer discutir revogação do Obamacare antes de recesso

Para o republicano, a lei aprovada na gestão de seu antecessor, Barack Obama, "virou um pesadelo", "faliu o sistema de saúde dos EUA" e "é a morte"

Donald Trump: "Estamos aqui para resolver os problemas do povo" (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: "Estamos aqui para resolver os problemas do povo" (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de julho de 2017 às 18h33.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso há pouco com o objetivo de pressionar o Senado a discutir a revogação e substituição do Obamacare antes que os parlamentares tirem o recesso de verão, previsto para começar em agosto.

Na semana passada, quatro senadores republicanos se declararam contra o projeto de reforma na saúde, impedindo que se chegasse ao mínimo de votos necessários para avançar com a mudança.

No discurso de hoje, Trump contou histórias de algumas famílias que foram prejudicadas pelo Obamacare e disse que a lei aprovada na gestão de seu antecessor, Barack Obama, "virou um pesadelo", "faliu nosso sistema de saúde" e "é a morte".

Em seguida, Trump reclamou da falta de apoio dos senadores democratas e salientou a necessidade do voto de todos os republicanos para aprovação do projeto.

"O senador que votar contra o início do debate não se importa com o mal que o Obamacare criou. Estamos aqui para resolver os problemas do povo", disse.

Entre os benefícios citados pelo presidente com a revogação do Obamacare está a estabilização do mercado de seguros de saúde, bem como a redução do prêmio pago pelos segurados na contratação do plano.

Trump também mencionou o investimento de US$ 45 bilhões no combate à epidemia de opioides que se espalha pelos EUA.

Minutos após o pronunciamento de Trump, o líder do Senado, Mitch McConnell, usou o Twitter para se manifestar:

"Amanhã, o Senado irá votar pelo início de um debate sério sobre como consertar o problema no sistema de saúde dos e se afastar das falhas do Obamacare".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)SaúdeSenado

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado