Mundo

Trump publica foto, gerada por IA, vestido como papa

No início da semana, o magnata republicano brincou sobre a eleição do próximo líder de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja católica

Trump: "Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha", disse a jornalistas  (Trump/Truth Social/Reprodução)

Trump: "Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha", disse a jornalistas (Trump/Truth Social/Reprodução)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 3 de maio de 2025 às 09h34.

Última atualização em 3 de maio de 2025 às 10h06.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na sexta-feira, 2, uma foto aparentemente gerada com inteligência artificial (IA) na qual aparece vestido de papa, afirmando que gostaria de ser um pontífice católico, a poucos dias do conclave que escolherá o sucessor de Francisco.

No início da semana, o magnata republicano brincou sobre a eleição do próximo líder de 1,4 bilhão de fiéis da Igreja católica, uma minoria religiosa nos EUA.

"Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha", disse ele ao ser questionado por jornalistas sobre suas preferências para o herdeiro de Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa aos 88 anos.

Quando começa o Conclave? Veja o que se sabe sobre a eleição do novo papa

A foto colorida divulgada por Trump em sua rede Truth Social mostra-o sentado em uma poltrona, vestido com a batina papal branca, coroado com a mitra e usando a imponente cruz de ouro. Sua mão esquerda está apoiada na coxa e seu dedo indicador direito apontando em direção ao céu.

A imagem, aparentemente gerada com IA segundo a imprensa americana que a republicou em suas redes sociais, não é acompanhada por nenhum comentário.

Um dia antes de sua morte, Francisco recebeu brevemente o vice-presidente dos EUA, JD Vance, católico convertido e muito conservador, dois meses após as duras críticas do pontífice à política de deportações de migrantes do governo Trump.

Ele alertou sobre uma "grave crise" que "começa mal e terminará mal".

Cerca de 20% dos americanos afirmam ser católicos e as pesquisas de boca de urna indicaram que, na eleição presidencial de novembro de 2024, cerca de 60% votaram no republicano.

A partir de 7 de maio, 133 cardeais de todo o mundo com menos de 80 anos se reunirão em um conclave a portas fechadas no Vaticano para escolher o sucessor de Francisco, o primeiro pontífice latino-americano.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpPapasPapa FranciscoEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Presidente do Senado rompe com Morales e lança candidatura na Bolívia

Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México

Partido no poder tem vitória ampla em Singapura

Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa