Mundo

Trump propõe uso de placas solares em muro com México

A ideia do presidente é utilizar a energia produzida para financiar a construção, e assim cumprir uma das suas grandes promessas de campanha

Donald Trump: o muro que funcionaria como um painel solar e pagaria por si mesmo (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: o muro que funcionaria como um painel solar e pagaria por si mesmo (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de junho de 2017 às 21h33.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta terça-feira a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México para que a energia produzida financie sua construção, durante uma reunião com os líderes republicanos do Congresso.

"O presidente está comprometido a construir o muro e a assegurar a fronteira e o felicito por isso. Continua lutando e cumprindo com essa promessa", disse o representante republicano Steve Scalise, presente no encontro, ao site especializado "The Hill".

"Uma ideia que está considerando é um muro que funcionaria como um painel solar para que finalmente pagasse por si mesmo", acrescentou o congressista.

Scalise, o terceiro republicano de mais alta categoria da Câmara Baixa, disse que "se alegra que (Trump) esteja sendo inovador" para lograr os seus objetivos, e disse dar "totalmente" o seu apoio no Legislativo para ajudar-lhe a construir o muro.

Trump pretende assim cumprir uma das suas grandes promessas de campanha, a construção de um muro fronteiriço com o México que não custaria nem um dólar aos americanos e seria financiado pelos próprios mexicanos.

Essas afirmações lhe causaram problemas diplomáticos com o México e, além de não querer se retratar, solicitou uma verba para a construção do muro ao Congresso, que depois seria reembolsada pelos mexicanos, algo ao que a oposição democrata se negou categoricamente a aprovar nos orçamentos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEnergia solarMéxico

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump