Mundo

Trump propõe uso de placas solares em muro com México

A ideia do presidente é utilizar a energia produzida para financiar a construção, e assim cumprir uma das suas grandes promessas de campanha

Donald Trump: o muro que funcionaria como um painel solar e pagaria por si mesmo (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: o muro que funcionaria como um painel solar e pagaria por si mesmo (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de junho de 2017 às 21h33.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs nesta terça-feira a instalação de painéis solares no muro que quer erguer na fronteira com o México para que a energia produzida financie sua construção, durante uma reunião com os líderes republicanos do Congresso.

"O presidente está comprometido a construir o muro e a assegurar a fronteira e o felicito por isso. Continua lutando e cumprindo com essa promessa", disse o representante republicano Steve Scalise, presente no encontro, ao site especializado "The Hill".

"Uma ideia que está considerando é um muro que funcionaria como um painel solar para que finalmente pagasse por si mesmo", acrescentou o congressista.

Scalise, o terceiro republicano de mais alta categoria da Câmara Baixa, disse que "se alegra que (Trump) esteja sendo inovador" para lograr os seus objetivos, e disse dar "totalmente" o seu apoio no Legislativo para ajudar-lhe a construir o muro.

Trump pretende assim cumprir uma das suas grandes promessas de campanha, a construção de um muro fronteiriço com o México que não custaria nem um dólar aos americanos e seria financiado pelos próprios mexicanos.

Essas afirmações lhe causaram problemas diplomáticos com o México e, além de não querer se retratar, solicitou uma verba para a construção do muro ao Congresso, que depois seria reembolsada pelos mexicanos, algo ao que a oposição democrata se negou categoricamente a aprovar nos orçamentos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEnergia solarMéxico

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump