Mundo

Trump propõe manter ajuda e proteção à Polônia

Presidente americano eleito afirmou ao presidente polonês que, durante seu mandato, os EUA manterão seu apoio à Polônia

Andrezej Duda: presidente polonês teve uma conversa que durou pouco mais de dez minutos com Trump (Kacper Pempel/Reuters)

Andrezej Duda: presidente polonês teve uma conversa que durou pouco mais de dez minutos com Trump (Kacper Pempel/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de novembro de 2016 às 09h26.

Varsóvia - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou ao presidente da Polônia, Andrezej Duda, que Washington manterá seu apoio ao país, também em questões militares, segundo explicou nesta quinta-feira a porta-voz da presidência, Marek Magierowski.

Duda ligou para Donald Trump para parabenizá-lo por sua vitória eleitoral, a que o político americano respondeu destacando seu apreço pela Polônia e pela contribuição da comunidade polonesa nos EUA.

Segundo explicou Magierowski, em uma conversa que durou pouco mais de dez minutos Trump afirmou a Duda que durante seu mandato os EUA manterão seu apoio à Polônia e ressaltou que Varsóvia "é um valioso aliado de Washington".

"O presidente (eleito) Donald Trump enfatizou muito claramente que a Polônia pode contar com os Estados Unidos durante seu período de governo, também em questões militares, já que se falou sobre todos os campos de cooperação", acrescentou a porta-voz.

Prevê-se que os dois presidentes mantenham seu primeiro encontro no marco da próxima cúpula da Otan em Bruxelas, que acontecerá na primavera de 2017.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Polônia

Mais de Mundo

Xi Jinping conversa com Putin por telefone e diz que país vê 'esforços positivos' para fim da guerra

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população